fbpx

4 atividades físicas para praticar no condomínio

Se você mora em um condomínio bem equipado, ou com espaços adequados para a prática de exercícios, mas ainda não saiu do sedentarismo, chegou a hora de mudar! Afinal, morar em um lugar assim é um privilégio que deve ser bem aproveitado. 

Portanto, descubra aqui quatro atividades físicas para praticar dentro do condomínio. Assim você não terá mais desculpas para continuar parado. Basta escolher a atividade física que mais combina com você e começar a praticar já! 

Atividades físicas - mulher bebendo água

Foto por Freepik

 

Atividades físicas para praticar no condomínio:

1. Corrida

Condomínios no geral costumam ter grandes áreas compartilhadas. Principalmente condomínios de casas. Isso quer dizer que em grande parte deles você consegue encontrar uma área disponível suficiente para correr. 

Logo, se você faz parte daquele grupo de pessoas que sempre teve vontade de começar a correr mas nunca conseguiu, esse pode ser o seu momento. É só começar a caminhar, ir com calma, tomar alguns cuidados e ir fazendo, aos poucos, a transição para a corrida. 

Com disciplina e dedicação você poderá se surpreender e dar um salto na sua qualidade de vida. Além disso, você pode pegar algumas dicas de como começar a correr clicando aqui

 

2. Hidroginástica

Se você mora em um condomínio é bem provável que ele tenha piscina, uma vez que esse é um dos atrativos mais fáceis de serem encontrados nesses empreendimentos. Sendo assim, você tem diversas opções de atividades físicas à sua disposição. 

A natação é a mais óbvia entre elas. No entanto, nem todas as piscinas de condomínios possuem profundidade e largura suficientes para tornar ideal a prática desse esporte. Já se tratando da hidroginástica, tudo fica mais fácil. 

Para iniciar você precisa apenas passar por uma avaliação médica, uma vez que ela é  importante para começar a prática de qualquer atividade física. Além disso, é importante conversar com algum profissional como um preparador físico. Ele poderá montar sua rotina de exercícios e depois você só precisará seguir, adaptando à sua disponibilidade. 

 

3. Musculação 

A musculação pode trazer diversos benefícios ao organismo: melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, melhorar a postura, entre outros. Então, se você mora em um condomínio que possui academia ou espaço fitness, com os equipamentos necessários para a prática dessa atividade, essa pode ser uma excelente alternativa para você. 

Ou seja, você não precisa gastar dinheiro pagando mensalidade de academia ou perder tempo com deslocamento. Dá para fazer musculação no seu condomínio! Lembre-se apenas que, para não sofrer lesões e realizar essa atividade da maneira correta, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional. 

 

4. Exercícios funcionais

Outra forma de aproveitar bem os espaços disponíveis no condomínio é através dos exercícios funcionais. O treinamento funcional busca trabalhar todo o corpo utilizando padrões essenciais do movimento humano. Inclusive, em vários exercícios a única carga usada é o próprio peso corporal.

Além disso, eles são uma excelente opção para quem não é muito chegado na rotina de academia e traz muito benefícios, como a melhora da postura e do condicionamento físico. Entretanto, vale sempre lembrar que a avaliação médica e o acompanhamento de um educador físico é essencial para essa atividade. 

Gostou dessas dicas? Que tal começar a praticar já uma dessas atividades físicas? Além disso, você pode conhecer aqui um condomínio que oferece essas opções de espaços e muito mais!