Confira dicas de atividades físicas para loteamento fechado

Praticar atividades físicas em loteamento é possível. Descubra quais exercícios são apropriados!

Se exercitar ao ar livre não é uma das coisas mais fáceis de fazer nos dias de hoje. Tendo noção desse cenário, muitas pessoas preferem fazer atividades físicas em loteamento, ou seja, onde moram. Isso por que, além da pouca quantidade de espaços abertos propícios à prática, os locais que estão disponíveis muitas vezes estão degradados ou sujeitos à violência.

Se você pretende morar em um loteamento fechado e quer conhecer alguns exercícios que podem ser praticados dentro dessa área, continue lendo este texto.  Logo abaixo, falaremos sobre esportes que podem ser praticados sem problema algum dentro de condomínios e loteamentos fechados.

Mulher pratica corrida, exercício físico de bom rendimento.

Foto: Viver Correndo

Caminhada e corrida

Além de ser uma das ótimas opções de atividades físicas em loteamento, as construções mais recentes já estão sendo projetadas com pistas de caminhada e corrida por toda sua extensão. Isso já demonstra a atenção dada à necessidade que os moradores sentem de se exercitar sem precisar sair de dentro do loteamento.

Se o loteamento onde você mora não possui essas pistas, o asfalto que liga um bloco ao outro pode ser usado com a mesma finalidade. Você pode fazer uma caminhada ao fim da tarde, correr, o que preferir. Porém, tome alguns cuidados antes, durante e após o exercício.

Pessoa pratica exercício subindo escadas.

Foto: Saúde e Vitalidade

Aproveite as escadas

Você com certeza já deve ter ouvido falar naquele aparelho de academia que imita uma escada, certo? Mesmo que seu condomínio ou loteamento não conte com uma academia, uma boa opção de exercício é usar as escadas do seu próprio prédio.

Assim como na caminhada, você não precisará se deslocar para fora do condomínio, e ainda poderá utilizar seu próprio prédio para fazer seu treino cardiovascular.

Imagem da quadra poliesportiva do loteamento AltaVistta.

Foto: AltaVistta

Use a quadra do condomínio

Se o condomínio tem alguma quadra esportiva, se informe sobre o funcionamento da mesma e passe a utilizá-la. Você pode convidar outros moradores para uma partida de futebol, basquete, vôlei e muitos outros. Desse modo, você pode ainda convidar seus familiares (caso more com eles) para que joguem com você.

Pessoa anda de bicicleta por uma pista dedicada.

Foto: Minha Vida

Andar de bicicleta

Assim como no caso da caminhada e corrida, se o seu condomínio possuir pistas voltadas a essas atividades, ótimo. Mas, caso não possua, nada impede que você utilize o asfalto que liga os blocos para andar de bicicleta.

Em suma, basta que você escolha um horário menos movimentado do dia. Pode ser pela manhã bem cedo ou logo ao anoitecer, mas pratique essa atividade física que além de prazerosa é benéfica. Além disso, você pode chamar outras pessoas a praticarem exercício e, de quebra, ainda se diverte. Basta escolher o esporte que mais gostar e convidar a galera.

Pessoa anda de patins sobre o asfalto.

Foto: Roller Blade

Andar de patins

Por fim, se você gosta de esportes diferentes, por que não começar a patinar pelo seu condomínio? Assim como andar de bicicleta, você pode escolher horários mais calmos. Esse exercício, além de ser ótimo para o equilíbrio do corpo, ainda ajuda a fortalecer a coluna e os joelhos.

Ah, aproveite e acesse o site do AltaVistta para conhecer um espaço no qual você terá acesso a inúmeras áreas para praticar atividades físicas.