Morar perto da praia é um privilégio que deve ser aproveitado, e uma das maneiras de fazer isso é através da prática de esportes. Portanto, se você mora em uma cidade litorânea, aproveite! Conheça os cinco esportes de praia que trouxemos aqui, escolha um e comece a praticar!

Foto por Freepik
1. Vôlei de praia
O vôlei de praia certamente está entre os esportes de praia mais praticados pelos brasileiros, e não é à toa. Além do clima de boa parte do país facilitar o hábito desse esporte, para praticá-lo você não precisa de muito.
As regras são semelhantes às do vôlei de quadra e teoricamente também é necessário utilizar uma rede, mas você também pode se divertir e se exercitar com um grupo de amigos só tocando a bola de um para o outro.

Foto por Marco Ankosqui/MTrur Destinos
2. Frescobol
Outro clássico dos esportes de praia, o frescobol tem uma configuração bem simples: consiste em duas pessoas, cada uma com uma raquete, rebatendo uma bola para a outra com o objetivo de não deixar a bola cair no chão.
Para jogá-lo você só precisará de outra pessoa, duas raquetes e uma bola próprias para esse esporte. Tranquilo, não? Então que tal começar a jogar? Você pode descobrir uma nova forma bastante agradável de fazer exercício!

Foto por Mauricio Santanna/Unsplash
3. Slackline
Criado nos Estados Unidos na década de 80, o slackline virou uma febre em diversas praias do Brasil e pode ser considerado o esporte de praia ideal para quem deseja trabalhar o equilíbrio.
Para praticá-lo é só prender a fita para slackline em dois lugares bem firmes e caminhar sobre ela. O objetivo é que com a prática torne-se mais fácil se equilibrar sobre a fita. Depois de um tempo no esporte, não é incomum que o praticante também seja capaz de fazer manobras e saltos.
Entre os benefícios dele está o fortalecimento dos músculos, principalmente os dos membros inferiores e da região abdominal.

Foto por Danny Avila/Unsplash
4. Stand-up paddle
Um dos últimos esportes a se popularizar nas praias brasileiras foi o stand-up paddle. Também conhecido como SUP, a modalidade é derivada do surfe e consiste em se locomover sobre a água com o auxílio de uma prancha e um remo.
Ou seja, a pessoa deve ficar em pé equilibrando-se em cima de uma prancha enquanto utiliza um remo para movimentar-se na água. Mas, por esse motivo, o que pode dificultar um pouco a prática deste esporte é justamente a aquisição dos instrumentos necessários.
Você precisará de uma prancha capaz de aguentar o peso do seu corpo e, claro, de um remo. Além disso, por questões de segurança, também é recomendável a utilização de um leash e de colete salva-vidas.

Foto por Marieke Koenders/Unsplash
5. Windsurfe
Enquanto o stand-up paddle é uma espécie de mistura do surfe com remo, o windsurfe mistura o surfe com a vela. Por isso, para praticá-lo você precisará de uma prancha semelhante à prancha utilizada na prática do surfe e de uma vela de 2 e 5 metros de altura.
Neste esporte de praia, a vela é “puxada” pela força do vento e, dessa maneira, o praticante consegue planar sobre a água. Assim, quem o pratica corretamente consegue desenvolver uma boa resistência muscular.
Mas assim como qualquer esporte, para praticar o windsurfe é necessário receber as orientações adequadas. Por isso, qualquer pessoa que deseje iniciar um esporte deve primeiro passar por uma avaliação médica e posteriormente, dependendo do esporte, ser orientado por um profissional da área.
Dessa maneira, o praticante evitará sofrer lesões ou se expor a certos riscos. Lembrando que no caso dos esportes aquáticos, por lidarem diretamente com a força da natureza, alguns cuidados devem ser redobrados. Tendo o zelo devido não haverá com o que se preocupar!
E aí, gostou desse texto? Está pensando em praticar algum desses esportes? Então que tal morar em um lugar pertinho da praia, que proporcione mais qualidade de vida para você? Conheça o AltaVistta e continue nos acompanhando por aqui!