fbpx

Praia das Conchas: uma das mais belas da Barra de São Miguel

Se é calmaria e paz que você procura, num dos municípios mais badalados do litoral Sul, então você vai querer conhecer a Praia das Conchas.

Localizada numa região mais central da Barra de São Miguel, a Praia da Concha tem muito charme, beleza e é o ambiente perfeito para famílias e para quem procura praticar esportes como o kitesurf.

 

História

Pôr do sol na Praia das Conchas, Barra de São Miguel

Foto: Trip Advisor/Reprodução

A praia das conchas fica localizada na parte central do Município da Barra de São Miguel. Entre o bairro de Barra Mar – local de veraneio – e a praia do Gunga – mais ao sul do município e às margens da lagoa do Roteiro – a praia é de pouca movimentação.

Com águas cristalinas, calmas e maré baixa, é conhecida como a praia para quem busca paz e tranquilidade. Afinal, possui um enorme banco de areia em sua extensão. O que a transforma em um ambiente paradisíaco.

O nome praia das “Conchas” tem tudo a ver com o seu ambiente. Isso porque em suas areias douradas são encontradas centenas e mais centenas de conchas que são dos massunins – também conhecidos como vôngoles.

Este marisco é bastante usado na gastronomia alagoana. Os pratos mais conhecidos feitos com os massunins são as moquecas e os caldos. Experimentá-los é quase uma obrigação para quem adora o sabor do mar.

Nos anos 90, a praia das conchas era bastante frequentada. Porém, conforme a praia do Gunga foi sendo descoberta e se tornando popular, a praia das conchas ficou mais deserta ao longo dos anos. Entretanto, essa mudança de destino fez a praia se tornar mais preservada e muito mais tranquila, mesmo nos finais de semana.

 

Como Chegar

Como dito anteriormente, a Praia das Conchas fica localizada na parte mais central da Barra São Miguel. Para quem parte de Maceió, são um pouco mais de 30 km. Passando pela AL 101 Sul, há um viaduto, o qual você passará para pegar a 4º rua à direita. Passe por alguns pontos do centro até entrar na rua que dará de frente as conchas.  

 

Atrações

Vista aérea da Praia das Conchas, Barra de São Miguel

Foto: Reprodução

Se você gosta de esportes radicais, certamente, na praia das conchas você vai curtir o kitesurf. Uma modalidade do surf onde são usadas pipas gigantes para se equilibrar nas ondas calmas do mar.

Além do kitesurf, também temos os catamarã que levam os turistas para um passeio até a Praia do Gunga. Ademais, no trajeto passa-se pela Lagoa do Roteiro. Uma forma para quem quer conhecer o local – mais agitado – rapidamente e voltar para a tranquilidade sem precisar se preocupar com a ida e a volta.

Ademais, a praia das conchas também é o ambiente perfeito para quem procura algo mais particular para passar o dia com o cônjuge. Por não haver muita movimentação – mesmo em alta temporada – a praia tem um ar de romance. Principalmente ao pôr do sol. Afinal, ao fundo, no horizonte, conseguimos ver a praia do Gunga. Isso causa um efeito belíssimo.


Gostou de saber mais sobre a Praia das Conchas? Então, programe-se e venha visitar essa maravilha! Aproveite e conheça o loteamento AltaVistta e mude de vez de vida.